segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Entrevista : "A Ordem DeMolay por Diferentes Pontos de Vista"


Essa semana, meus irmãos da Ordem DeMolay me entrevistaram para o projeto "Trilhando o Caminho de Virtudes Imortais", uma página disponível no Facebook, mantida pelo Gabinete Estadual do Paraná (2013/2014 SCODRFB/GCE-PR).

Foi muito bom poder responder essas perguntas e dividir minha experiência de vida.

Muito obrigado, Ordem DeMolay!

...................................




Boa tarde galera que acompanha o Gabinete Estadual do Paraná Trilhando o Caminho de Virtudes Imortais!

Hoje damos prosseguimento com o nosso projeto “A Ordem DeMolay por Diferentes Pontos de Vista”, cuja finalidade é mostrar os diversos ângulos que nossa Ordem possui.

Nosso entrevistado foi o irmão Sênior DeMolay Tiago Knoll Inforzato do Capítulo Umuarama nº 133:




1) Gabinete Estadual: Olá irmão. Para que os DeMolays do Paraná o conheçam melhor, diga-nos qual é seu nome completo, idade, em qual Capítulo e quando você iniciou na Ordem DeMolay.

- Tiago Knoll Inforzato: Meu nome completo é Tiago Knoll Inforzato, tenho 33 anos e fui iniciado no Capítulo Umuarama nº 133 da Ordem DeMolay, na cidade de Umuarama, Paraná, quando eu tinha 16 anos de idade.


2) Gabinete Estadual: Você tem algum apelido irmão Tiago? De onde ele surgiu e qual é a história dele?
- Tiago Knoll Inforzato: Sim, me chamam de Lobão, Tiago Lobão. O apelido surgiu quando eu era muito jovem, e fui encontrado numa caverna, junto duma matilha de lobos… Brincadeira! Surgiu, como a maioria dos apelidos, nos tempos de colégio, numa brincadeira entre os amigos. Provavelmente inspirados pelo fato de eu já tocar violão e ser da ala dos roqueiros da sala, o pessoal lembrou do outro Lobão (o da Vida Bandida), e me deram esse apelido. Meio sem graça a história, né? Eu prefiro a da floresta.



3) Gabinete Estadual: Tiago, qual é sua profissão? Conte pra gente um pouco da sua carreira profissional.
- Tiago Knoll Inforzato: Sou músico profissional há 15 anos, e se for contar o tempo antes de virar um profissional, já passei mais da metade da minha vida envolvido com o "fazer música". Como muita gente, eu toco algum instrumento desde muito criança, e aos 9 já arranhava um violão e estudava orgão eletrônico (daqueles de dois teclados e pedais, que tem em igreja). Durante a adolescência, a experiência em bandas com amigos do colégio foi ficando mais séria, até que comecei a ganhar algum dinheiro com isso, me transformando, finalmente, em músico profissional, multi-instrumentista, oficialmente sou contrabaixista (contrabaixo elétrico e acústico), mas também toco violão, bateria, um pouco de piano e também canto. Na vida paralela, das profissões mais tradicionais, sou formado em Direito, já fui bancário no Banco do Brasil, mas paralelamente, sempre tive uma banda. Não teve como fugir mesmo.

Minhas bandas anteriores que tiveram alguma visibilidade em Umuarama e, talvez alguns ainda se lembrem, foram: a Hypnoise, a Superlego e a Divina Comédia.



4) Gabinete Estadual: Qual foi o momento mais marcante de sua carreira?
- Tiago Knoll Inforzato: É difícil eleger apenas um momento marcante numa carreira que é feita de conquistas diárias. Eu posso considerar que continuar tocando há mais de 15 anos (o que já é mais da metade da minha vida toda) é uma grande conquista. Temos dois álbuns e um EP, e cada um foi uma grande luta pra ser feito e obtiveram sempre ótimas resenhas, constando entre os melhores discos nacionais dos anos em que foram lançados. Para enumerar mais alguns fatos marcantes: Abrir o show pro Green Day em 2010; Vencer a Categoria Experimente do Prêmio Multishow em 2011 e ser indicado ao Grammy Latino, por duas vezes consecutivas, uma em 2012 na categoria Melhor Vídeo Música (versão curta) e neste ano de 2013, na categoria Melhor Disco de Rock Brasileiro, junto com nomes de peso feito Jota Quest e Nando Reis. Certamente são momentos muito marcantes na minha carreira. 



5) Gabinete Estadual: Você participa de uma banda musical? Como é o nome dela? Onde ela teve início? Quem são os membros? 
- Tiago Knoll Inforzato: Sim, hoje em dia toco com o Nevilton (compositor e guitarrista, nascido em Londrina, mas Umuaramense desde que se lembra, e que também tocava na Superlego comigo). Foi com esse trabalho que eu atingi o ponto mais alto da minha carreira de músico profissional até agora, pude conhecer o Brasil todo e aprender muito sobre esse nosso País tão lindo e tão miserável. Mas, mesmo com as dificuldades, não viveria outra vida.

Oficialmente eu sou o contrabaixista da banda e, na bateria, temos alguns grandes parceiros que chamamos pra dar aquela força nos shows, entre eles o Bruno Castro (do Pessoal da Nasa) e o Paulo Chapolin (das bandas Ludov e Seychelles). Entretanto também temos nos apresentado em formato DUO (só com guitarra e bateria), aí sou eu quem vai pra bateria.



6) Gabinete Estadual: Você acredita que a Ordem DeMolay tenha o ajudado em seu desenvolvimento? Se sim, diga pra gente como.
- Tiago Knoll Inforzato: Eu não tenho dúvida alguma disso. Inclusive, por várias vezes eu penso nisso e agradeço por ter a Ordem Demolay na minha vida. Já comentei com várias pessoas que, pelo menos 70% da pessoa que sou hoje, se deve aos valores que aprendi e pratiquei na Ordem DeMolay. Refletir semanalmente sobre as Sete Virtudes Cardeais, colocá-las em prática nas atividades filantrópicas, na vida cotidiana durante esse período da vida onde a gente ainda está se conhecendo e se encontrando no mundo foi muito importante. 

Tive a chance de ser Mestre Conselheiro do Capítulo Umuarama e Ilustre Comendador Cavaleiro do Convento José Wierschon (era como chamávamos o Ilustre Comandante Cavaleiro e o Priorado naquele tempo) e, nessa hora de responsabilidade em grande escala, quando você é o representante, o lider, o cara ao qual todos estão olhando e esperando motivação, atitudes justas, e exemplos a seguir, é que tudo atinge um sentido maior, é quando você percebe que tem uma equação entre coragem de fazer e cuidado no agir que é crucial na vida, pois toda atitude sua tem consequências e você tem que considerá-las.

Enfim, a Ordem DeMolay me deu e sempre me dará subsídios nas decisões importantes da minha vida, me transformando num homem seguro do que quer e do que deve ou não fazer, uma pessoa corajosa e de bem, um exemplo pra quem está ao meu redor e para a sociedade.



7) Gabinete Estadual: Deixe uma mensagem que o defina para todos os DeMolays do Paraná.
- Tiago Knoll Inforzato: Me tornei uma pessoa da qual me orgulho de ser. E essa talvez seja o maior tesouro na vida de alguém. Não vejo motivos para se viver envergonhado de quem se é e das atitudes que se toma. Não importa o caminho que se escolhe, nem a profissão ou crença à qual você se dedica, um homem vive para deixar um legado de orgulho e de exemplos pra quem fica; um mundo melhor, menos rude, menos doloroso de se viver.

O saudoso Zé Rodrix (Maçom, compositor, escritor e grande artista em geral), num encontro que tive com ele, me disse assim: Tiago, dificuldade existe em qualquer caminho que você escolher, a diferença é que se você amar o que está fazendo, qualquer desventura é irrisória, serão apenas ossos do ofício e não sacrifício. Não viva a vida dos outros, leve a vida que te deixa feliz, seja quem você quer ser, pois quem te ama de verdade, te quer feliz e não vai se importar com o que você é ou o que você faz. Quem te ama de verdade quer mesmo é te ver feliz e vai estar sempre com você.

Boa sorte à todos nós. Obrigado pela oportunidade. Um grande abraço.




O Gabinete Estadual agradece o irmão Tiago Knoll Inforzato pela atenção e pela disponibilidade em realizar essa entrevista pra gente, valeu irmão!


Mais informações a respeito da banda que o irmão Tiago participa:
http://www.nevilton.com.br/ ehttps://www.facebook.com/pages/Nevilton/109540385751538.

Vamo que vamo Paraná!!!

Nenhum comentário: