sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Claro e Simples

[Esta é uma tradução livre que fiz de um texto em inglês, de filosofia budista, que me enviaram. Além de um ótimo passatempo é uma grande lição pra se aprender e aplicar na vida. Divirtam-se!]


A Verdade ou Realidade não é algo incerto, misterioso ou escondido. Você não tem que perguntar a outra pessoa para descobrir o que é. Nem para um professor, um buddha, seus pais, um padre, um rabino, um xamã ou qualquer outra autoridade do gênero. Ela também não é algo que se possa pesquisar num livro. A verdade vem até nós através da visão. Ver é Saber.

O ato de enxergar é imediato, não precisa de confirmação, mas geralmente nós não somos muito bons em ver o que está verdadeiramente à nossa frente.

Tenho um bom exemplo para o que estou dizendo: olhe para a figura abaixo. Acredite você ou não, é uma fotografia renderizada de algo muito familiar, algo que você já viu ao vivo ou através de imagens incontáveis vezes.

Se você não reconhecer imediatamente o que está na figura, preste atenção no seu estado de espírito e perceba o quão confuso e perturbado isso lhe deixou.




A maioria das pessoas, ao olhar esta figura pela primeira vez, dizem: “Eu acho que é um homem deitado.” Mas dizem isso sem qualquer certeza, ainda em dúvida. Elas acreditam ser esse homem deitado, mas não há o sentimento de realmente vê-lo, não há a convicção de saber o que realmente está desenhado na imagem.

Continue olhando a figura. Eu garanto que quando você realmente enxergar o que tem alí, toda a sua incerteza vai imediatamente desaparecer. Você saberá, sem sombra de dúvidas, o que é e todos os "achismos" e desconfortos irão instantaneamente cessar.

Se você ainda não viu, continue olhando. Alguma hora você verá. E quando você conseguir, perceba a repentina mudança que acontecerá em sua mente.

Notou o quanto você relaxou quando, de repente, enxergou? Seu estado de espírito que antes era obscuro, incerto e desconfortável foi transformado instantaneamente em clareza e convicção na hora em que você viu. E esta clareza e convicção permanecerão com você em todas as vezes nas quais você olhar esta figura novamente. Se lhe disserem: “É a figura de um homem deitado”, você saberá que estão errando feio e não existirão argumentos para influenciar o que você já sabe. Esta é a diferença entre realmente ver e simplesmente acreditar, ter uma idéia, um conceito.

Os ensinamentos budistas, também chamados de Dharma, apontam um caminho similar, porém mais universal e profundo para esse sentimento de “Ahá!”. Mas não se trata de reflexões vagas sobre algo distante, é sobre o aqui, o agora. Sobre o despertar para este exato momento e ver o que realmente está aí. Da mesma forma que o seu estado de espírito mudou quando você viu o que estava na figura, o mesmo sentimento de certeza e convicção tomará conta de você quando enxergar realmente o que você está vivendo. Então as coisas se tornarão claras.

Isto é chamado de iluminação ou despertar, que está disponível para todos nós, em todos os momentos, sem exceção.


Obs: Para os que gostaram do texto, todas as pesquisas que fiz indicam que ele foi retirado do livro "Buddhism: Plain and Simple" escrito por Steve Hagen, com versão em portugues: "Budismo: Claro e Simples".