sábado, 4 de abril de 2009

Os últimos dias de Kurt Cobain


Neste domingo, dia 05 de Abril, completam-se 15 anos da morte de Kurt Cobain, guitarrista, compositor e vocalista do Nirvana.

A primeira vez que li esse texto foi no Wikipedia, no verbete "Kurt Cobain", ano passado. Passei lá esses dias atrás e o texto tinha sumido! Então foram algumas três horas e lá vai minuto vasculhando a web atrás do dito cujo. Encontrei e copiei. Vou publicar aqui pra não perdê-lo mais de vista.
Infelizmente não pude verificar a autoria da peça, mas agradeço e parabenizo o sujeito que a fez.

Dividi o
texto original, um tanto grande, em duas partes: A primeira delas, logo abaixo, é uma descrição dos últimos dias de vida de Cobain, desde 1 de Março até tempos depois do funeral (tá, ainda ficou grande...). A segunda parte será publicada no dia 05 de Abril e é incrível, dramatiza os últimos momentos de vida do músico, embasado nos detalhes recolhidos pela perícia criminal, como se estivesse lado a lado com o cara. Espero que gostem.


1 de Março de 1994.

Foi a data do último show do Nirvana. Aconteceu no Terminal Einz, em Munique, Alemanha. Um Kurt completamente estafado e com a voz visivelmente desgastada determina férias instantâneas - shows marcados para os dias 2 e 3 são cancelados e, depois, adiados para abril, quando a turnê européia teria sua segunda parte. Cobain é diagnosticado com bronquite e com uma grave laringite e vai para Roma, Itália, para descansar, se medicar e encontrar com Courtney Love.

Formação final do Nirvana para a turnê "In Utero": Pat Smear, Dave, Krist e Kurt.



Esse é um vídeo do último Show do Nirvana, no Terminal Eins, em Munique, Alemanha.


Courtney Love chega a Roma no dia 3 e encontra Kurt no Hotel Excelsior. O casal passou várias semanas sem se ver e as expectativas de Kurt pelo reencontro levam um banho de água gelada quando Courtney diz que está exausta e quer dormir. Quando ela acorda na manhãzinha do dia 4, Kurt está no chão, com o nariz sangrando. Ele havia tomado champanhe e cerca de 50 pílulas do tranqüilizante Rohypnol. Kurt deixa uma carta de despedida com três folhas, caracterizando a tentativa de sucídio. Mas, oficialmente, o fato é divulgado como uma dose excessiva e acidental de medicamentos. Na carta, Kurt diz que Courtney não o ama mais, e que ele preferia morrer a passar por mais um divórcio (o primeiro foi o de seus pais). Internado no hospital Umberto I, Kurt sai do coma no dia 5 e é transferido para o American Hospital, também em Roma. Recebe alta no dia 8 e volta para os Estados Unidos no dia 12.

Em 18 de março, Courtney chama a polícia de Seattle porque Kurt se trancou em um quarto da casa com um revólver. Os policiais conversam com ele, que afirma não ser um suicida e querer apenas ficar longe da esposa. As quatro armas que Cobain tem na casa são confiscadas.

Love, então, planeja intervir seriamente nos problemas de Kurt, preocupada com seu vício em heroína. Dez pessoas envolveram-se no trabalho, incluindo colegas, amigos, executivos da gravadora e Dylan Carlson, um dos amigos mais íntimos de Kurt. Danny Goldberg, empresário do Nirvana, descreveu Cobain como sendo "extremamente relutante" e que "ele negava que estava fazendo qualquer coisa auto-destrutiva". Contudo, Cobain concordou em se internar no Exodus, em Los Angeles, Califórnia, que aconteceu em 30 de março. Courtney estava na mesma cidade promovendo o novo disco do Hole, "Live Through This".


Kurt, Frances e Courtney. A família Cobain.

No dia 1º de Abril, por volta das 19:30h, Kurt saiu pelas portas dos fundos da Exodus sob o pretexto de fumar um cigarro e escalou o muro de pouco menos de dois metros de altura. E fugiu. Duas horas depois, Kurt usou seu cartão de crédito para comprar uma passagem de primeira classe para Seattle no vôo 788 da Delta. Antes de embarcar, ligou para a Seattle Limusine e marcou para ser apanhado no aeroporto - pediu explicitamente para que não enviassem uma limusine. Tentou falar com Courtney, mas ela não estava - deixou uma mensagem dizendo que havia ligado. Ela já o estava procurando em Los Angeles assim que soube que Kurt sairia do Exodus. Ficou convencida de que ele irira comprar drogas e provavelmente ter uma overdose.

Kurt chegou em sua casa, no Lake Washington, em Seatle, à 1:45h da manhã do sábado, 2 de abril. Ali, passou um tempo com o casal Cali e Jessica Hooper, colegas que estavam hospedados na casa. Horas depois, Kurt chamou um táxi e tentou comprar munição. Vendo que as lojas ainda estavam fechadas, Kurt desistiu e provavelmente se hospedou no motel Crest ou no Quest - que ficavam próximos de um de seus traficantes. Naquele dia ele também foi até a Seattle Guns e comprou uma caixa de cartuchos de espingarda calibre 20.

Com o intuito de descobrir o paradeiro de Kurt, Courtney cancelou todos os seus cartões de crédito. Nos dois dias que se seguiram, houve notícias dispersas de que Kurt havia sido visto. Na noite de domingo, 3, ele foi visto no restaurante Cactus, jantando com uma mulher magra, provavelmente sua traficante, Caitlin Moore, e um homem não identificado. Naquele domingo, Courtney ligou para detetives particulares das Páginas Amarelas de Los Angeles, até que encontrou um que estava trabalhando naquele fim de semana. Tom Grant e seu assistente Ben Klugman a visitaram naquela tarde. Ela disse que seu marido havia fugido do centro de reabilitação, que estava preocupada com a saúde dele e pediu a Grant que vigiasse o apartamento da traficante Caitlin Moore, onde ela imaginava que Kurt poderia estar. Grant subcontratou um detetive de Seattle, dando-lhe ordens para observar a casa de Dylan Carlson e o apartamento de Caitlin. A vigilância foi montada naquele mesmo domingo. Entretanto, os detetives não montaram guarda imediatamente na casa de Kurt, que ficava no Lake Washington Boulevard.

A casa dos Cobain em Lake Washington, Seatle, U.S.A.

Na segunda-feira, 4 de Abril, Courtney pediu que a polícia verificasse a casa em Lake Washington. Os policiais passaram por lá várias vezes, mas não viram nenhum movimento. Naquele dia, à noite, Cali saiu de casa, deixando Jessica sozinha no quarto dele. Por volta da meia-noite, ela ouviu ruídos. "Ouvi passos no andar de cima e no corredor", lembra ela. Gritou um "oi" mas não ouviu resposta. Estima-se que era Kurt chegando naquele começo de madrugada. Cali só voltou depois das três da manhã, e ele e Jessica dormiram até tarde da manhã seguinte.

Na tarde de terça-feira, 5 de Abril, Courtney mandou Eric Erlandson, seu amigo e guitarrista do Hole, ir até a casa do Lake Washington procurar por Kurt. Ele encontrou-se com Cali e Jessica e os três procuraram por Kurt, armas e drogas. Tentativas todas em vão. Ninguém pensou em procurar na garagem e na estufa, e Erlandson saiu apressado rumo à casa em Carnation, onde a irmã de Kurt morava na ocasião. Na quarta, 6, Jessica e Cali deixaram a casa dos Cobain, mas na tarde de quinta, 7, Courtney conseguiu falar com o casal e ordenou que procurasse por Kurt mais uma vez na casa do Lake Washington. Os dois foram até lá juntos com uma amiga, Bonnie Dillard. Não encontraram nada e deixaram um bilhete com um sermão para Kurt e mandando-o procurar por Courtney. Logo que foram embora, Dillard mencionou que talvez tivesse visto algo perto da garagem, mas, amedontrados, ninguém quis voltar para checar.

O corpo de Kurt Cobain foi encontrado pelo eletricista Gary Smith, que chegou à casa do Lake Washington para instalar um novo sistema de segurança. Às 8:40h da sexta-feira, 8 de Abril, Smith estava perto da estufa e olhou para dentro dela. "Eu vi um corpo estendido lá no chão. Pensei que fosse um manequim. Depois notei que havia sangue na orelha direita. Vi uma espingarda estendida ao longo de seu peito, apontando para seu queixo", relatou Gary. Ele ligou para a polícia e, em seguida, para sua empresa.

No sótão, acima da garagem jazia o corpo de Kurt Cobain.


A Cena.

Enquanto isso, em Los Angeles, Courtney havia sido internada no Exodus na quinta-feira, 7, para reabilitação. Na sexta, recebeu a notícia da morte de Kurt através da colega Rosemary Carroll. Courtney deixou a cidade num Learjet com Frances, Rosemary, Eric Erlandson e a babá Jeackie Farry. Quando chegaram à casa do Lake Washington, ela estava cercada por equipes dos telejornais.

Foi possível identificar o cadáver como sendo de Kurt, embora seu aspecto fosse macabro: as centenas de bolinhas de chumbo do cartucho da espingarda haviam espandido sua cabeça e o haviam desfigurado. A polícia retirou as digitais do corpo e as impressões batiam com àquelas já arquivadas no caso da prisão por violência doméstica.

A autópsia encontrou traços de benzodiazepinas (tranquilizantes) e heroína no sangue de Kurt. O nível de heroína era tão alto que mesmo ele - famoso pela enorme quantidade que tomava - não poderia ter sobrevivido por muito mais tempo do que aquele que levou para disparar a arma.


Courtney estava inconsolável. Quando os policiais finalmente deixaram o local, e com apenas um guarda de segurança como testemunha, ela reconstitiu os últimos passos de Kurt, entrou na estufa - que ainda tinha de ser limpa - e mergulhou as mãos em seu sangue. No chão, ajoelhada, ela rezou e gemeu de dor, erguendo as mãos cobertas de sangue para o céu e gritou: "Por quê?!". Ela encontrou um pequeno fragmento do crânio de Kurt com cabelo preso a ele. Ela lavou e passou xampu nesse horripilante suvenir.

No sábado, 9 de Abril, Courtney foi até a agência funerária para ver o corpo de Kurt antes de ser cremado - ela já tinha solicidado que fossem feito moldes de gesso de suas mãos. Grohl tambem foi convidado e declinou, mas Krist compareceu, chegando antes de Courtney. Ele passou alguns momentos a sós com seu velho amigo e desatou a chorar. Quando ele saía, Courtney foi introduzida na sala de inspeção.

Kurt estava sobre uma mesa, vestido com suas roupas mais elegantes, mas seus olhos tinham sido costurados. Era a primeira vez em dez dias que a Courtney viu o marido e foi a última vez que seus corpos físicos ficaram juntos. Ela acariciou seu rosto, falou com ele e cortou uma mecha de seus cabelos. Depois, baixou as calças dele e cortou uma mecha de seus pêlos púbicos. Finalmente, ela subiu em cima de seu corpo, abraçando-o com as pernas e recostou a cabeça em seu peito e lamentou: "Por quê, por quê?".



Diversas cerimônias foram realizadas em memória de Kurt. Umas das mais notáveis aconteceu numa tarde de domingo: uma vigília pública foi realizada no Pavilhão da Bandeira do Seattle Centre e reuniu 7 mil pessoas, que levaram velas, flores, cartazes e algumas camisas de flanela em chamas. Um conselheiro de suicídio discursou e incentivou os jovens em dificuldades a pedirem ajuda, enquanto os DJs lcocais trocavam recordações. Uma mensagem curta de Krist foi divulgada, bem como uma fita de Courtney, que leu também a carta de despedida de Kurt.

O corpo de Kurt Cobain foi cremado e Courtney recebeu a urna com as cinzas uma semana depois. Ela pegou um punhado e o enterrou sob um salgueiro na frente da casa. Em maio, colocou o resto numa mochila de ursinho e viajou até o mosteiro budista Namgyal, perto de Ítaca, estado de Nova York, onde procurou consagração para as cinzas e absolvição pra si mesma. Os monges abençoaram os restos e usaram um punhado para fazer uma escultura comemorativa.

A maior parte dos restos mortais de Kurt ficou depositada em uma urna no endereço do Lake Washington, até 1997, quando Courtney vendeu a casa, mas insistiu num acordo que lhe permite voltar um dia e remover o salgueiro.

Por fim, Frances Bean Cobain, então com seis anos de idade, espalhou as cinzas do pai no riacho McLane, em Olympia, Washington - elas dissolveram e flutuaram na corrente. Em diversos sentidos, este era, também, um local adequado para o descanso.


A viúva e a já não tão pequena Frances. A cara do Pai!


Não foi o suficiente? Neste domingo, dia 05 de Abril, os últimos momentos de vida de Kurt Cobain. Até lá!


Ps: Não perca de ler como foi o 05 de Abril de 94 de Kurt Cobain.

11 comentários:

Mel!ss@ disse...

Nirvana era e sempre será tudo de bom. Excelente texto, triste, mas retrata a vida louca que ele levava, o que é lamentável, pois perdemos alguém excepcional. 15 anos... parece que foi ontem! Aff

Nevilton disse...

foda, hein!!! ficar pensando na maneira que essa historia acaba me dá um desanimo danado! =/

Anônimo disse...

Era um bom guitarrista tinha uma boa voz e foi pena ele ter morrido.

Anônimo disse...

Kurt estará sempre em nossos corações.

Unknown disse...

Vou ama-lo eternamente todos os dias da minha vida........Kurt Cobain é eterno e ele sempre vai relusir sobre o Nirvana porq ele é a luz te amo......

Bobby disse...

ele vivera sempre em nossos coraçoes, em nossas lembranças...vc sabe que esta certo

Anônimo disse...

ADOREI SEU BLOG, PRINCIPALMENTE A FORMA CLARA OBJETIVA QUE VC USA EM SUAS ESCRITAS.AMEI TODO O TEXTO: "Os últimos dias de Kurt Cobain".
Li até a última linha.Parabens!
Estava procurando essa materia a mto tempo, a sua foi mto esclarecedora.
Obrigado. :)

Sandra

Anônimo disse...

E LAMENTAVEL SABER QUE UNS DOS MESTRES DO ROCK ACABOU SUA VIDA POR UMA SEQUENCIA DE DESAGRADAVEIS SITUAÇOAES...MAS ELE PREFERIO QUEIMAR DO QUE SE APAGAR AOS POUCOS...KURT VC SEMORE ESTARA EM NOSSOS CORAÇOES TE AMO COM UMGRANDE FA E AMIGO POIS SUAS MUSICAS ME SERVEM DE CONSELHOS E DE INSPIRAÇOES...LOVE YOU KURT COBAIN

Anônimo disse...

" Tentou falar com Courtney, mas ela não estava - deixou uma mensagem dizendo que havia ligado "

essa primeira mentira.. quando Kurt saiu da clinica pulando o muro dos fundos, primeira coisa que fez foi ligar para Courtney que tratou ele mal e disse que tinha deixado cair frances... aliás se vc tiver dois palmos de inteligência ( coisa que duvido..)
saberia que há uma entrevista de Barbara Walters a Courtney na casa em Lake Washington


"Naquele dia ele também foi até a Seattle Guns e comprou uma caixa de cartuchos de espingarda calibre 20. "

segunda mentira... já foi mais que explicada essa história.. ele não comprou nenhuma arma depois de sair da clinica, simplesmente porque já a tinha, antes da tour europeia.. aliás isso está tão bem explicado que até na net rola o comprovativo ou seja o recibo, até tem no you tube o cara que foi com ele comprar a arma, pois Kurt alegava que não se sentia protegido e temia por sua vida ( razão pela qual Gary Smith foi contratado para instalar novos sistemas de segurança na propriedade)


"Courtney mandou Eric Erlandson, seu amigo e guitarrista do Hole, ir até a casa do Lake Washington procurar por Kurt. Ele encontrou-se com Cali e Jessica e os três procuraram por Kurt"

terceira mentira.. tem tb no you tube gravação original de Tom Grant contratado por Courtney Love para encontrar a Kurt indo em sua casa em Lake Washington sobre uma torrencial chuva e gritanto " KURT?? KURT?? " ele foi lá duas vezes na casa, não tem essa do guitarrista eric erlandson isso é pura mentira, das duas vezes que Tom foi na casa foram de noite e não tinha ninguem lá pois cali e jessica não viviam lá ( mais uma mentira)


por fim termino dizendo apenas isso..
estudei a historia de Kurt ao longo de 16 anos escrevo com justa causa na matéria e sei muito bem do que falo, pois tem provas concretas de tudo o que falei, basta uma pessoa ser minimamente coerente e apurar os factos como eles realmente são, e não como um monte de mentiras que aí nesse texto foram escritas.. tem videos, testemunhos e entevistas onde esta tudo dito por Courtney na entevista, por tom grant nas investigações etc.. procure se informar melhor antes de escrever tamanhas mentiras..

Kurt Cobain foi assassinado
http://www.cobaincase.com/

Unknown disse...

E sempre assim a gente ama e vaii embora nao tem dia nao tem hora pra vc matar a saudades.

Dyh Cobain disse...

Saudades sempre sentiremos,mas jamais o esqueceremos.........
AMOR ETERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!