sábado, 25 de novembro de 2006

Mas onde é que fica essa tal de Los Angeles? (Parte Final)

Olvera Street, Los Angeles, CA.

Antes de tudo devo dizer que o título de hoje deveria ser: “Tá, já sei onde é, mas e daí?”. Acontece que tive um pequeno deslize em colocar o (Parte I) no ‘post’ anterior, então pra fechar certinho o raciocínio, sem traumas, fiz o (Parte Final).

Já sabendo da historinha do título, posso passar ao que interessa. Considerando que todos gostaram dos dados demográficos e infra-estruturais da “City of Angels”, irei falar de alguns detalhes históricos de lá. Não posso deixar de ressaltar o maravilhoso trocadilho que é falar de “lá” quando você está indo para “L.A”. E tá falado!

Bem, tudo começou na margem do Rio Los Angeles (não é “Trio Los Angeles”, eles não tem nada a ver com isso), na aldeia Yang-na, da tribo indígena Shoshone. Esse era o local onde hoje está o centro de Los Angeles. Essa vila foi descoberta em 1.542, um pouquinho depois do Brasil, por Juan Rodriguez Cabrillo, que passou por lá, foi embora e acabou esquecendo de tudo. Duzentos e vinte e sete anos depois, em 1.769, Gaspar de Portolá e Juan Crespi apareceram por aquelas redondezas novamente e resolveram ‘tocar o terror’. Dominaram tudo e colocaram o imenso nome de Nuestra Señora la Reina de Los Ángeles de Porciúncula, local que foi povoado pelo pessoal que morava numa vila ali por perto que se chamava Mission San Gabriel Arcángel. No ano de 1.820, a cidade dos anjos já tinha a enorme população de 615 pessoas (!), um número muito saudoso pra quem tem 3 milhões hoje.

A colonização da região foi como na maioria das outras da América, predominantemente feita pelos espanhóis que, à partir de 1821 com a independência do México frente à Espanha, se tornaram Mexicanos. Os primeiros traços desse povoado está preservado no centro de Los Angeles, num lugar que se chama Olvera Street, que certamente irei visitar, mas por enquanto deixo uma foto que alguém tirou. Um fato interessante sobre a relação México-Califórnia é que Los Angeles era a capital do estado mexicano (!) da Califórnia. Isso até depois de uma guerra entre U.S.A e México, quando os “Xicanos”, derrotados, assinaram o Tratado de Guadalupe Hidalgo, em 1848, que cedia a Califórnia aos Estados Unidos.

Depois de 1850, todas as outras etnias começaram a aportar na já denominada Los Angeles, que nessa época atingiu 1,6 mil habitantes e não parou mais de crescer. Com a chegada da ferrovia, através de San Francisco (que fica ao norte de L.A.), a corrida do ouro, a descoberta de petróleo, a inauguração do Canal do Panamá que uniu o Atlântico com o Pacífico e muitos outros fatos que levaram aquele pequeno povoado com um nome imenso a se transformar numa imensa metrópole de nome pequeno. E daí é que é pra ‘L.A.’ que eu vou!


Para saber mais: Wikipedia (em Português); Wikipedia (em Inglês); City of Los Angeles (inglês)

Nenhum comentário: