quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gerra Fria Extemporânea


A ideologia comunista nunca me convenceu, por muitos e variados motivos. Talvez por alguma singela característica filosófica na origem, sua principal falha pode ser muito facilmente compreendida através de uma piada que ouvi hoje. La vai:

E estavam dois 'kamaradas' comunistas a conversar:

- Se você tivesse dois apartamentos você daria um deles para o Estado?
- Claro.
- Se você tivesse dois carros, você daria um deles para o Estado?
- Com certeza.
- Se você tivesse duas enormes fazendas, você daria uma delas para o Estado?
- Sem sombra de dúvidas, sim.
- E se você tivesse dez galinhas, você daria cinco delas para o Estado?
- Não.
- Ué? Mas se você daria tantas outras coisas... por que não as galinhas?
- Porque as galinhas eu já tenho.


E não é mesmo?!?!

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande Tiago! Eu até pensei um dia que era comunista, acredite. Confesso também que ainda procuro alguma coisa para ser que diga sobre o meu desencontro com os sistema em que vivemos, por hora conformo-me em ser inconformado.

Gostei da piada, claro. Mas não acho que o fracasso do comunismo se deu pela vontade de ter - para mim, fracassou como ideologia, pela vontade de ser.

O capitalismo, o sistema burguês, o liberalismo e qualquer outro nome que se queira dar a isso que vivemos - é uma porcaria, claro, mas tem na sua ausência de qualquer sentido além do TER umas possibilidades de SER mais amplas que o sistema comunista - sim, na barbérie que vivemos, muitos serão miseráveis, vilipendiados, roubados em suas vidas e dignidade e uns poucos poderão realmente SER. No comunismo, distribuímos melhor migalhas de TER, mas e as possibilidades/liberdades de SER?

Acho que a coisa enrosca quando queremos liberdade individual mas não queremos a liberdade do capital. Será que temos jeito como espécie?
Abraço, Fábio Brazil.

Junior Bellé disse...

Como anarquista devo dizer que os comunistas são feios, bobos e chatos. Mas há alguns bem engraçados também, que eu chamaria pra beber uma cerveja sem maiores problemas.

elainiiisintheair disse...

Eu já ouvi esse tipo de dialogo. Pelo menos o seu lob-blog não é depressivo. [fico contente!] Estava cansada de entrar em blogs, sites e afins com séries de textos ou frases que denotam a tristeza e blablabla. Ô geração mais chata! Tá certo que fazemos parte dela. Enfim, comunista ou não, vivemos nesse mundo meio maluco meio não-tanto, em que tudo se paga, nada se cria. você pensa que criou, mas quando viu, alguém pagou e já tem dono! A vida é pra quem tem: SORTE! seja abençoado, ou melhor: sejam! :*

Rafa Cardoso disse...

kkkk...muito bom.

Esses dias estava na rua e ouvi alguém dizendo: "mas tem que pagar?".

A resposta da outra pessoa foi: "seguinte, alguns anos atrás houve uma coisa chamada guerra fria e o capitalismo venceu, desde então, tudo tem um preço".

Simples assim. Muito boa a piada Tiagão. Abraço fraterno!