terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Covarde

Curtia o barulho da rua. Observava interessado o ir e vir caótico dos passantes, cada um em seu pequeno mundo particular. O chão, ainda molhado da rápida chuva de verão que a pouco havia caído, evaporava num hálito úmido e quente que envolvia minhas canelas. E, definitivamente, adorava aquele cheiro de rua rarefeita. Era ótimo participar, mesmo que só observando, daquela agitação toda.

Ao mesmo tempo em que me maravilhava, mirava aquele sujeito magrelo, sujo e descabelado, que pelo jeito não teve onde abrigar-se na hora da chuva. O cheiro incômodo de cachorro molhado me golpeou as narinas. 

Não era só o cheiro, era mesmo um cachorro molhado. Um igual. Igual? Nesse momento senti um golpe no pescoço, puxavam minha coleira. A voz de comando de minha jovem dona - “Vem, Tobias!” - me resgatou da divagação. Içado ao colo e embarcado no carro, só me restava olhar pela janela do veículo que rumava para casa. E dei graças a isso. 

No caminho, enquanto o vento me refrescava a fuça, agradeci pelos breves momentos encoleirados de liberdade que tinha. 

[originalmente em Culturanja, ano 01, #1 - Março 2008]

Nenhum comentário: