sábado, 13 de janeiro de 2007

Hell'ywood

Hollywood em 1885


Hollywood, um distrito de Los Angeles, situado a uns 11 Km a noroeste do centro da cidade é um dos principais cartões postais da grande Los Angeles. Cenário de muitos filmes e lendas, também possui marcos históricos da industria do entretenimento mundial, como a Calçada da Fama, o Chinese Theatre e muitos outros prédios e lugares famosos, como o Hollywood Sign que enfeita as montanhas que dividem Hollywood de North Hollywood.

Nas dezenas de teatros que se dividem em sua maioria entre a Sunset e a Hollywood Boulevard acontecem muitas premieres de filmes, musicais e muitos shows de gente mundialmente famosa, enfim, eventos incríveis e uma vida noturna bem rica não poderiam faltar na cidade das estrelas, a capital mundial do entretenimento. Agora vamos falar um pouco da história desse lugar, o qual eu tenho chamado de casa nos últimos tempos.

Tudo começou em 1853 com algumas construções que abrigavam a população agrícola que se instalava nesta região, até que em 1886 , Harvey Henderson Wilcox comprou 160 acres de terra, o que equivale a 600 metros quadrados de terra nos pés dos montes próximos a Los Angeles e o Campo de Cahuenga. A sabedoria popular diz que essa propriedade recebeu o nome de Hollywoodland, em referência às árvores que enfeitavam as colinas da região, chamadas pelos nativos de "Toyon" ou pelos novos americanos de "California Holly". É uma árvore bem bonita que todo inverno enche suas copas com pequenas frutas vermelhas que era usada pelos nativos para fazer chá com as folhas ou comer a fruta. Entretanto a história diz diferente.

O pai oficial de Hollywood foi Hobart Johnstone Whitley, ou apenas H.J. para os íntimos. Esse moço era um grande e famoso empreendedor em Los Angeles e em sua lua-de-mel esteve com sua mulher Gigi pela região e a denominou Hollywood. Pois é, foi simples, assim...

Depois disso, o povoado foi se desenvolvendo e ganhando maiores dimensões. Foi considerada um município em 1906. A única estrada, que só dava passagem a um carro, que ligava Hollywood ao centro de Los Angeles ganhou uma aliada mais larga, a Prospect Avenue, futuramene chamada de Hollywood Boulevard e por aí a cidade foi seguindo, até que em 1910, para evitar um problema de abastecimento de água, Hollywood foi anexada à cidade de Los Angeles e conectada aos recém inaugurados aquedutos de Los Angeles.

No mesmo ano de 1910, David Llewelyn Wark Griffith, enviado pela "American Mutoscope and Biograph Company", que funcionou de 1895 a 1929 e foi a primeira empresa criada com o fim exclusivo de fazer filmes. D.W Griffith filmou o primeiro filme gravado em Hollywood, chamado "In Old California", um melodrama sobre a colonização Latino/Mexicana da região nos idos de 1800. Daí pra frente ninguém mais segurou a industria cinematográfica da região. Atraídos pelo clima constantemente ensolarado e com muito pouca chuva (o que facilitava muito o trabalho do cinema) muitas companhias, como a Twentieth Century Fox, a Metro-Goldwin-Mayer, a Universal, a Paramount e muitas outras Pictures, além da United Artists cujo dono era o imigrante inglês Charles Spencer Chaplin, que adquiriu a companhia na qual trabalhava como ator para poder dirigir seus filmes com a liberdade que precisava.

Hoje em dia o glamour daqueles tempos não existe mais. Qualquer outra vizinhança, como Westwood, Glendale, Santa Monica, Venice e outras são mais bonitas do que aqui. Infelizmente as ruas de Hollywood estão infestadas de sujeira e mendigos loucos, de atores falidos e artistas mambembe. Ora, não poderia se esperar algo diferente na terra das oportunidades, todos estão tentando achar seu lugar ao sol numa mansão em Hollywood Hills, e não é pra menos, aqui as oportunidades não só existem como são palpáveis. Às vezes acho que a ausência do glamour dos tempos idos não é nada mais do que um reflexo da volatilidade do mitos de hoje, tão facilmente criados e destruídos, descartáveis demais. E é claro, ninguém nos dias absurdos de hoje se espanta com qualquer truque ilusionista barato.

Apesar da vizinhança ser meio largada às traças, dizem que ela está sendo revitalizada. Disso eu não duvido, o que mais tem por aqui é obra. Prédios, galerias e vários lugares públicos. Que tudo dê certo e ajude Hollywood ser tão bonita quanto os outros bairros que a rodeiam, que são apaixonantes. Oportunidades para ver celebridades não falta, gente bonita tem de monte. Enfim, aqui é a terra dos extremos, diabolicamente interessante.

Hollywood em 2007, olhando para o Leste. Vista do terraço do apartamento do Hugo. Ao fundo a lua e os Hills.

Hollywood por cima, de algum hotel na Highland, olhando para o Oeste. Lá no fundo "Downtonw". Mudou um tanto desde 1885.

Para saber mais: Wikipedia

Nenhum comentário: