quinta-feira, 22 de abril de 2010

2ª Tour Fora do Eixo : Nordeste [Capítulo III]

João Pessoa, Paraíba.



No dia 16 de Abril, a estrada nos levou novamente para o litoral, e o calor também nos acompanhou até João Pessoa, a capital da Paraíba.

Chegamos no Espaço Mundo, sede do Mundo Coletivo, na nossa já conhecida Praça Anthenor Navarro - onde tocamos no dia 27 de Fevereiro deste ano, no Grito Rock (ver aqui e aqui). Lugar muito bonito e cheio prazeres visuais pra quem gosta de construções antigas. É o centro histórico da cidade e, considerando que ela foi fundada em 1585, tem muita história pra se ver e sentir.

Praça Anthenor Navarro, João Pessoa (PB)

Apesar do cansaço, estávamos todos felizes, pois iríamos ter tempo de pegar uma praia naquelas águas mornas, quase frias que fazem o mar um evento convidativo durante o dia ou à noite. Mas foi uma ilusão. Depois de andar uns bons quarteirões com o Chapolla atrás duma Farmácia, passei duas horas em filas de banco com o Nevilton, para agilizarmos alguns tramites da turnê. Ainda bem que tínhamos do nosso lado a bela e destemida Carol, membro daquele coletivo, que correu atrás de uma outra parte dos trâmites e, mesmo assim, tudo se resolveu já eram quase 5 da tarde, horário de se despedir do sol, correr pro alojamento, tomar um banho rápido e voltar pro Espaço Mundo pra montar o equipamento.

Ficamos hospedados no Teatro Ednaldo Egypto, onde tinha um ar condicionado potente e instalações prum descanso. Mas preferi ignorar o cansaço e acompanhar alguns dos companheiros de Turnê até a praia, gostosa mesmo à noite... deliciosa mesmo. Lavamos a alma, corremos pra nos aprontar e já voltamos até o Espaço Mundo, lá no centro histórico.

Já de volta na Praça Anthenor Navarro, fiquei observando a movimentação. Centenas de pessoas ocupando e interagindo com lugar e entre si. Usando o espaço público livremente para sua diversão. Diferente foi só um bando de motoqueiros barulhentos que passou gritando e levantando poeira por uns 5 minutos, desaparecendo da mesma forma como chegaram, num piscar de olhos.

Depois de algumas horas me divertindo com o movimento, o cansaço bateu forte, então saí em busca de um drink tradicional alí em Jampa, o Africaxé. Uma bebida a base de cachaça e ervas (muitas ervas, uma mistureira de ingredientes que nem a moça que vende quis me falar pra não assustar! Imagina!). Mandei ver. Disse a Mayara que o Africaxé é conhecido no Recife como Axé, simplesmente, e o pessoal do Umbanda usa em suas cerimônias. Mas eu já tinha tomado dois quando ela me falou isso. Fiquei cheio de energia depois, cheio de Axé no corpo! Aêta!

O Sadi, baixista do Mini Box Lunar também entrou no Axé e a coisa funcionou tão bem que acabamos inventando o "Jaspion Fleistival", um festival oriental de improvisações roqueiras e de carnes.

Depois de muitas emoções na onda do Axé, o show do Nublado (banda local) começou um pouco atrasado, mas o amplificador de guitarra queimou logo nas primeiras músicas. Após a troca, a banda equivocadamente (acho eu) recomeçou o show, novamente da primeira música, o que fez tudo atrasar mais um pouquinho. Sem crise, pois os próximos eramos nós.

Não sei, mas o show não foi lá muito bom, apesar da euforia do público e da gente, a banda não se encontrou no palco por vários fatores que nem eu sei explicar, provavelmente potencializados pelo cansaço extremo daquele dia. Mas deu certo, conseguimos comover a audiência e pular muito junto com nossos amigos, inclusive o André, que tava até vestindo uma camiseta da nossa banda!

Acompanhei a apresentação do Mini Box Lunar, que fechou a noite, da janela do Espaço Mundo, saboreando um delicioso caldo de garoupa, comprado numa barraquinha do outro lado da rua, que me queimou a língua.

E foi assim que, feliz e de língua queimada, me juntei aos amigos de turnê e equipamentos para ir tomar um banho e já emendar pra estrada. Precisávamos chegar em Recife as 10 da manhã para passar o som no Abril Pro Rock, nossa próxima fase da 2ª Turnê Fora do Eixo : Nordeste e, talvez a mais importante.


Mini Box Lunar (AP) e o Marquin (Amerê/SP, de regata verde) na casa do Gabriel, em Recife (PE)


Aproveite e veja o vídeo desse Capítulo aqui !

Nenhum comentário: