domingo, 4 de outubro de 2015

Sintonia

"O Universo é uma melodia entoada no compasso."
Haroldo Dutra Dias


Acredito que tudo o que acontece em grande escala no Universo pode ser replicado, em menor escala, nos elementos que o compõe e, para exemplificar isso, domingo passado publiquei um texto comparando o ciclo das estações do ano com o ciclo de vida de um ser humano. Como se as coisas todas fossem o mecanismo de um relógio, com discos de engrenagens maiores, girando mais devagar, e discos de engrenagens menores, girando mais lentamente, algumas até mesmo replicando o ritmo de outra de tamanho diferente. Ou seja, tudo, sem exceção, está conectado; tudo tem seu tempo, cada coisa no seu ritmo, movimentando o mecanismo infinito que é o Universo.

A preocupação que me desperta o tema, já há algum tempo, é o quanto estamos gradualmente nos desconectando desse mecanismo. E não posso duvidar que grande parte da nossa angústia, senão toda ela, é causada por esse nosso distanciamento da cadencia universal. Estamos fora do ritmo, tropeçando na harmonia cósmica. Os sinais não são poucos e estão aí pra quem se dispor enxergar.

Interessante que dias após de publicado o texto, fui surpreendido pela seguinte aula dos estudos do Livro de Gênesis, do Antigo Testamento Bíblico, que acompanho. Nada mais do que a expansão e esclarecimentos a respeito dos infinitos ciclos que se complementam e se espelham no Universo. Senti-me em sintonia, o que é bastante pertinente quando o tema proposto é sintonizar-se com o Cosmo.

Enfim, sem muita delonga, deixo os dois vídeos recebidos nesta última semana, nos quais o iluminado Haroldo Dutra Dias consegue expandir de forma deliciosa e didática a ideia que apenas consegui propor, e de forma muito rasa, no último domingo.





Caso você tenha sobrevivido ao primeiro vídeo e continua curioso sobre o assunto, tem mais esse aqui, de 20 minutos, complementando a ideia e abordando o assunto à partir de uma visão mais pro lado da Doutrina Espírita.




E continua na aula 26 (atualizado em 22/10/2015):




Também existe essa aula mais antiga, sobre o Livro Levítico, gravada no ano passado, que também desenvolve o assunto. (atualizado em 22/10/2015):



E continua (atualizado em 28/10/2015):



Fechando o raciocínio, com argumentos, em sua maioria, espíritas, esta última aula, que insere e localiza nosso pequeno ciclo humano num ciclo muito maior, de muitos milhões de anos (atualizado em 09/11/2015).




Nenhum comentário: